quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Física nas músicas


O objetivo deste blog é tentar mostrar a Física como algo do cotidiano da maioria das pessoas. Sendo assim, gostaria de ressaltar a relação entre a Física e uma importante manifestação cultural que é a música. Ao se ocupar do estudo dos fenômenos da natureza, a Física se torna uma importante fonte de inspiração para os compositores. Existem muitos exemplos, porém apresentarei apenas dois, que são de compositores que admiro muito:

Música 1:  Tendo a Lua, do grupo Paralamas do Sucesso

"Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
Mas de bailarinos
E de você e eu."

Fala sobre um conceito físico importante, que é o da gravidade, citanto a gravidade da Lua, que por ser menor que a da Terra, permitiria o homem ter a sensação de flutuar. Poético o modo como usa a Física. 

Música 2: Olê Olá, de Chico Buarque

"Não chore ainda não
Que eu tenho a impressão
Que o samba vem aí
E um samba tão imenso
Que eu às vezes penso
Que o próprio tempo
Vai parar pra ouvir"

Essa é antiga. Nos mostra uma ideia, que pode parecer absurda, mas que é possível: o Tempo parar. 
Cazuza ( outro grande compositor) dizia que "o Tempo não pára", mas de acordo com a Teoria da Relatividade, numa situação extrema, esse efeito pode ser uma realidade. E Chico Buarque nos brinda com esse verso tão bonito, onde a imensidão do samba seria a responsável por esse efeito.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A umidade do ar, o vento e a roupa do varal



Essa a maioria das donas de casa sabe. Quando é que a roupa que está no varal seca mais rápido: em um dia de sol com vento, ou em um dia de sol sem vento? Para que a roupa que está no varal possa secar, a água que foi absorvida pela roupa durante a lavagem precisa evaporar completamente. Essa é a tarefa do sol: facilitar a evaporação. Em um dia sem vento, a camada de vapor d'água que se forma em torno da roupa acaba dificultando (e atrasando) a evaporação do restante da água. Isso também acontece em um dia em que a umidade está muito elevada. O excesso de vapor d'água no ar dificulta a evaporação da água ainda presente na roupa. Quando está ventando, a camada de vapor d'água em volta da roupa é constantemente dispersa pela ação do vento, e assim o processo de secagem é facilitado. Já tinha pensado sobre isso? Pois é, essa é a física do dia-a-dia.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Inércia nossa de cada dia

A Inércia nossa de cada dia

Um dos conceitos físicos que mais exercem influência em nossa vida cotidiana é o conceito de inércia. A Primeira Lei de Newton do movimento afirma (de maneira bem simplificada), que: um corpo em repouso tem a tendência a permanecer em repouso; um corpo em movimento retilíneo e uniforme (MRU) possui a tendência a permanecer em movimento retilíneo e uniforme. Essa tendência é aquilo que chamamos de inércia.
Inércia, como muitos pensam, não está relacionado à ficar parado, mas a resistir a uma  mudança de estado (se está parado, fica parado, se está em MRU, fica em MRU). Quando estamos em um ônibus e ele freia de repente, temos a sensação de sermos atirados para frente. Algumas pessoas explicam uma situação deste tipo dizendo que surgiu uma força que nos empurrou para frente. Não é nada disso. Se estamos  em movimento junto com o ônibus, nossa tendência natural é continuar em movimento. Assim, o ônibus freia e nós continuamos em movimento (por inércia). A sensação de sermos atirados para frente é simplesmente o ônibus parando e a gente continuando. Força é a grandeza responsável por vencer a inércia, ou seja, tirar um objeto do repouso ou do MRU.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Porque o blog Física do dia-a-dia?

A ideia que os alunos tem da Física, atualmente, não é nada agradável. Acreditamos que uma possível solução para este dilema é a apresentação da Física como uma ciência que está presente nas atividades cotidianas do aluno. É preciso apresentar ao aluno a Física do dia-a-dia. A construção deste blog tem por objetivo apresentar alguns conceitos e idéias da Física interligados à nossa vida normal: fenômenos tão comuns, tão incorporados aos nossos hábitos, que nem pensamos sobre eles. Aos poucos postaremos alguns pensamentos nesta linha...